POR
Por: Isabela Alves
Um medicamento japonês que foi desenvolvido para combater doenças virais teve um efeito positivo contra o novo coronavírus, causador da Covid-19. Os testes preliminares foram realizados em 80 pacientes na China.
Nos voluntários, o vírus foi eliminado dos organismos mais rapidamente do que em pacientes que não receberam o remédio.
O Favipiravir, produzido comercialmente no Japão com o nome de Avigan, trouxe melhora rápida nos problemas respiratórios dos pacientes e ainda eliminou o vírus após 4,6 dias (no caso de tosse) e quatro dias (no caso dos testes sobre a presença do material genético do vírus). Entre os pacientes que não tomaram o remédio, a média era de 6 e 11 dias.
Os testes indicam que o remédio atua no processo de cópia do RNA, molécula “prima” do DNA que serve de material genético para muitos vírus. Na prática, a medicação impede que o vírus produza novas cópias do seu genoma, o que barra a reprodução viral nas células humanas.
No entanto, as autoridades afirmam que ainda é cedo para considerar o remédio como uma opção viável para tratar a Covid-19. É necessário avaliar os efeitos colaterais, pois eles ainda não foram detectados.
Atualmente, ele está sendo produzido sob demanda no país em que foi desenvolvido. O medicamento ainda não possui registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), portanto não pode ser vendido no Brasil.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário