CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

sábado, 27 de abril de 2024

Tambores da Resistência é o único Ponto de Cultura de Floresta/PE


O Ponto de Cultura - Tambores da Resistência é atualmente o único Ponto de Cultura existente no Município de Floresta.

Com uma história iniciada em 02 de setembro de 2011, quando o Instituto Cultural Raízes lançou o Projeto Afrobatuque, o Tambores da Resistência segue para completar 13 anos, se consolidando como a principal iniciativa de Cultura Popular, realmente vinculada às periferias urbanas, a área rural e comunidades tradicionais de Floresta/PE, atuando de forma efetiva e permanente.

A atuação junto às Comunidades Tradicionais se dá diretamente com a Comunidade Quilombola de Floresta em parceria com a Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú e com a Etnia Indígena Pankará, através de parceria com o Grupo Cultural Kambengá, da Aldeia Lagoa, na Serra do Arapuá.

O Ponto de Cultura - Tambores da Resistência foi reconhecido pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura em 08/03/2019, tendo essa Certificação sido reafirmada no ano de 2023.


Aonde está localizado o Ponto de Cultura em Floresta ?

O Ponto de Cultura, tem sua sede à Rua Manoel Ferraz, S/N, bairro Dner / São Francisco em parceria com a Diocese de Floresta, que cedeu o local para funcionamento da Sede do Instituto Cultural Raízes. Nesse local funciona o Espaço Cultural Arte e Vida, denominado assim por ocasião da parceria construída a partir do Projeto Arte e Vida.

Outro local de atuação permanente do Ponto de Cultura é o bairro Escondidinho / Vulcão, aonde teve início todo o trabalho sócio cultural do Instituto Raízes. Lá, as atividades estão concentradas no Espaço Cultural Mestre Elias de Flora, e recebeu esse nome pelo fato do mesmo ser uma das mais importantes referências da Cultura Popular de Floresta.


Saiba mais sobre o Ponto de Cultura - Tambores da Resistência

Para saber mais sobre o Ponto de Cultura, acesse os links a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário