CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Oficina aberta de Maracatu no Vulcão marca reinício da programação do Ponto de Cultura na Comunidade


O domingo dia 14 de abril de 2024, marcou uma data história na luta cultural do Instituto Raízes em Floresta/PE.

Depois de 4 anos em que a pandemia de Covid-19 e as dificuldades financeiras obrigaram a institutição a redirecionar suas atividades para a Comunidade do Dner. foi possível retornar com as ações permanentes na Comunidade do Vulcão.

Graças as doações feitas pelos grupos culturais e por pessoas ligadas ao Instituto Raízes, foi possível alugar uma casa e reinstalar o Espaço Cultural Mestre Elias de Flora, que atenderá já a partir desse mês de abril, crianças, adolescentes, jovens e adultos da Comunidade.

Um pouco da história

O Espaço Cultural Elias de Flora, foi lançado no dia 21 de novembro de 2015, sendo uma iniciativa do Instituto Cultural Raízes em parceria com o Instituto da Juventude e, como espaço central do desenvolvimento das atividades do Projeto Afrobatuque, o atual Ponto de Cultura Tambores da Resistência.

Inicialmente um conjunto de ações foram desenvovlidades nas áreas da cultura, dos esportes e do lazer organizado, atendendo há mais de 120 (cento e vinte) crianças, adolescentes e jovens da comunidade e de outras localizades vizinhas.

As ações compreendiam oficinas de percussão, danças, artesanato, pintura em tela, cine clube, audiovisual e ensaios dos grupos culturais, além de uma escolinha de futsal e aulas de handebol e vôlei.

Ações atuais

As ações a serem desenvolvidas já a partir desse mês de abril de 2024, são oficinas percussivas de Maracatu, Afoxé, Coco e Samba Reggae; oficinas danças populares e tradicionais, de artesanato, pintura em tela e estética afro. 

Também são desenvolvidas atividades que proporcionam a reflexão sobre  comportamento social, respeito, convivência fraterna, a importância das relações positivas na familiar e na comunidade, além do respeito às diferenças e a importância dos estudos como forma de construir um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário