A exemplo do que aconteceu há pouco mais de 3 anos (5 de novembro de 2015) em Mariana, causando a morte de 19 pessoas e enormes prejuízos a uma série de famílias e a toda uma região, além de danos ambientais, o mesmo crime se repete agora em Brumadinho, com consequências ainda mais graves.
Não é simplesmente uma tragédia, nem tampouco um acidente, é um crime e um assassinato que tem seus responsáveis diretos e indiretos.
Da empresa mineradora Vale e suas consorciadas, dos órgãos responsáveis pela fiscalização, dos governos ao judiciário, todos são responsáveis por cada uma das vidas destruídas, por cada uma das famílias que sofrem com tamanho e criminoso descaso.
Por outro lado, mostra que o modelo de sociedade e governança que vemos prevalecer em nosso país, privilegiando o capital e os lucros, em detrimento do ser humano e do meio ambiente, não tem a mínima preocupação com as vidas humanas e com o meio ambiente. Para eles, são efeitos colaterais.
Se estivéssemos em um país sério, aonde a lei fosse igual para todos, os responsáveis estariam presos, julgados criminalmente pela morte de várias pessoas e pela destruição ambiental.
VEJAM VÍDEOS SOBRE O CRIME DE BRUMADINHO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário