O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada/PE, retoma o Projeto Xaxando Pelo Brasil que agora vai para Salvador/BA, em circulação com seu espetáculo homônimo. A itinerância começou por Teresina, em março do ano passado.
Agora, no mês de maio, a trupe chega em Salvador com seu espetáculo, apresentando-se nos seguintes locais:
Dia 10 de maio (sexta feira), às 12h, na Escola de Dança da Funceb/CFA, Rua da Oração, n. 1, Pelourinho. Sala Céu.
Dia 11 de maio (sábado), às 15 h, no MAB /Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória, Salvador).
As apresentações serão gratuitas.
LIVRO - Aproveitando o ensejo, o pesquisador e escritor do cangaço, ANILDOMÁ WILLANS DE SOUZA, estará junto ao grupo lançando seu livro LAMPIÃO E O SERTÃO DO PAJEÚ.
O produtor Karl Marx, um dos dirigentes da Fundação Cultural Cabras de Lampião, explica o projeto “Xaxando Pelo Brasil busca através do Xaxado, uma das mais puras manifestações culturais da região nordeste do Brasil, resgatar a valorização da tradição popular, contemplando a estética dos movimentos corporais e do ritmo musical oriundo do sertão, além de despertar o público para a beleza e a criatividade do imaginário da cultura nordestina, cultivado ao longo das gerações, possibilitando à comunidade acesso à cultura”.
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. É uma trupe de artistas sertanejos - exatamente da cidade que nasceu Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o Cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz o espectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão.
O projeto Xaxando pelo Brasil é uma produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião e da Agência Cultural de Criação e Produção, com o incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário