PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

sábado, 18 de maio de 2024

Ponto de Cultura em Floresta, foi selecionado em Edital do Ministério da Cultura


O Ponto de Cultura - Tambores da Resistência, do Instituto Cultural Raízes, em Floresta/PE, foi selecionado no Edital do Prêmio PONTOS DE CULTURA VIVA, Sérgio Mamberti, do Ministério da Cultura.

Em agosto de 2023, o Ministério da Cultura (Minc), através da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), lançou quatro Editais de Premiação Cultura Viva, denominado de Sérgio Mamberti.

O Instituto Cultural Raízes apresentou três projetos, sendo um deles no Edital para Pontos de Cultura Viva, o qual foi selecionado.

Após aprovação em todas as fases do Edital e de alcançar a habilitação final, o Projeto do Ponto de Cultura Tambores da Resistência, ficou habilitado no processo final, tornando-se apto a receber a premiação. CONFIRA AQUI, TODOS OS PROJETOS SELECIONADOS E HABILITADOS.

A fase final da habilitação resultou em 1.030 iniciativas consideradas habilitadas e 87 inabilitadas. Cada premiado receberá o valor de R$ 30 mil.


O Projeto do Instituto Cultural Raízes, ocupa a colocação de nº 32 em toda a Região Nordeste. Em Pernambuco, o Projeto ocupa a 14ª colocação de 24 projetos aprovados e, na região do Sertão de Pernambuco, o Ponto de Cultura é o 2º colocado de um total de 4 projetos.

O Ponto de Cultura - Tambores da Resistência, tem sua trajetória desde 02 de setembro de 2011, sendo Certificado em 08/03/2019 e é o único em Floresta/PE e, o único ativo na micro-região do Sertão de Itaparica, que atua com a Cultura Popular e Tradicional.

"Termos o Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura é uma grande vitória para o trabalho do Instituto Cultural Raízes e um reconhecimento ao nosso Ponto de Cultura, além de que a premiação, nos pemitirá realizar um conjunto de ações, há tempos desejada. Além de que coloca a Cultura Popular de Floresta no cenário nacional", afirma Libânio Francisco, Presidente do Instituto Cultural Raízes.

AÇÕES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS

Após liberação do recurso da premiação, o Ponto de Cultura, desenvolverá as seguintes ações: 
- Realização de Documentário sobre os Mestres e Mestras da Cultura Popular na região; 
- Realização de Documentário sobre os Patrimônios Culturais Imateriais da região; 
- Realização de 5 (cinco) Encontros de Formação com as Comunidades com as quais o Instituto Cultural Raízes trabalha, tendo como temática central a valorização e preservação das Tradições Culturais local e regional; 
- Edição de Livro destacando a história dos Mestres e Mestras da Cultura Popular na região.



SAIBA MAIS SOBRE O PRÊMIO SÉRGIO MAMBERTI

O Edital de Premiação Sérgio Mamberti representa o maior investimento da história da Política Nacional Cultura Viva nesta modalidade, são R$ 33 milhões de reais direcionados para reconhecer a importância e as contribuições do fazer cultural de base comunitária nos quatro cantos do país. Sua diversidade e presença em todo território nacional, para além dos centros urbanos, atingindo municípios que, até então, não tinham beneficiários reconhecidos com premiações pelo Ministério. Traduz o compromisso do Ministério da Cultura com a retomada Política Cultura Viva”.

Confira as categorias do Prêmio Sérgio Mamberti que reconhecem e valorizam a cultura brasileira:

- Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo: atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que promovem as culturas populares e tradicionais brasileiras.
- Prêmio Culturas Indígenas Vovó Bernaldina: iniciativas culturais que promovem e preservam as manifestações culturais indígenas em seus territórios.
- Prêmio Diversidade Cultural: iniciativas culturais protagonizadas por pessoas idosas, com deficiência, comunidade LGBTQIA+ e pessoas com transtornos mentais.
- Prêmio Pontos de Cultura Viva: atividades culturais desenvolvidas por Pontos de Cultura e/ou grupos, coletivos e instituições privadas sem fins lucrativos. No certame elas podem, se classificadas, receberem a certificação de Ponto de Cultura, integrando a Rede Cultura Viva nas comunidades onde atuam.


O edital homenageia o ator, produtor, diretor, autor e artista plástico Sérgio Mamberti (1939-2021), mestre das artes cênicas, que lutou pela inclusão da diversidade na macropolítica da cultura. Como gestor público, participou da equipe do MinC, tendo sido o proponente e primeiro dirigente da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário