O Instituto Cultural Raízes, está dialogando com a equipe gestora e corpo docente da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novais, em Floresta/PE, a possibilidade de implementação em parceria, do Projeto Diversidade Cultural e Igualdade Racial na Escola.
Trata-se de um projeto inovador e pioneiro, com base nas Leis federais 10.639 e 11.645, que determina o ensino da história e da cultura da África, dos Afrobrasileiros e dos Povos Indígenas.
O objetivo geral do Projeto é levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural e racial para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil. Também levar o aluno a se perceber parte desse povo.
Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.
Um primeiro diálogo ocorreu no dia 27/02/2024, na primeira Formação Pedagógica do ano, promovida pela Escola.
Nesse encontro, Libânio Francisco fez uma exposição sobre os objetivos do Projeto e sua concepção com base nas Leis federais 10.639 e 11.645 e, fez uma breve palestra sobre a história da África e sobre a África que mais nos interessa, que é a região da África Central aonde estão localizados hoje, os países de Angola, Kongo e Moçambique, por ter sido dessa região a vinda da maior parte dos africanos que foram escravizados no Brasil e particularmente em Pernambuco.
Nesse primeiro diálogo, também se destacou a importância de em primeiro lugar se conhecer a história da África e em seguida, mergulhar na história dos afrobrasileiros e dos povos indígenas, até chegar na realidade atual e local com a existência das Comunidades Quilombolas e Indígenas.
O Projeto
A construção do texto base do Projeto, se deu a partir do primeiro diálogo já mencionado e, de um segundo encontro, realizado no dia 13/05/2024, aonde foi possível colher mais alguma impressões que referenciaram a elaboração do Projeto.
A previsão de início do projeto é ainda no mês de junho de 2024, e tem como proposta seguir até novembro de 2025.
O Projeto, foi apresentado às equipes da Escola e está aberto para sugestões e ajustes.
PARA CONHECER O PROJETO, ACESSE AQUI.
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