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domingo, 19 de maio de 2024

Instituto Raízes dialoga com Escola em Floresta/PE, projeto pioneiro em Diversidade Cultural e Igualdade Racial

 


O Instituto Cultural Raízes, está dialogando com a equipe gestora e corpo docente da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novais, em Floresta/PE, a possibilidade de implementação em parceria, do Projeto Diversidade Cultural e Igualdade Racial na Escola.

Trata-se de um projeto inovador e pioneiro, com base nas Leis federais 10.639 e 11.645, que determina o ensino da história e da cultura da África, dos Afrobrasileiros e dos Povos Indígenas.

O objetivo geral do Projeto é levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural e racial para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil. Também levar o aluno a se perceber parte desse povo.

Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã.


Primeiro Diálogo

Um primeiro diálogo ocorreu no dia 27/02/2024, na primeira Formação Pedagógica do ano, promovida pela Escola.

Nesse encontro, Libânio Francisco fez uma exposição sobre os objetivos do Projeto e sua concepção com base nas Leis federais 10.639 e 11.645 e, fez uma breve palestra sobre a história da África e sobre a África que mais nos interessa, que é a região da África Central aonde estão localizados hoje, os países de Angola, Kongo e Moçambique, por ter sido dessa região a vinda da maior parte dos africanos que foram escravizados no Brasil e particularmente em Pernambuco.


Nesse primeiro diálogo, também se destacou a importância de em primeiro lugar se conhecer a história da África e em seguida, mergulhar na história dos afrobrasileiros e dos povos indígenas, até chegar na realidade atual e local com a existência das Comunidades Quilombolas e Indígenas.

O Projeto

A construção do texto base do Projeto, se deu a partir do primeiro diálogo já mencionado e, de um segundo encontro, realizado no dia 13/05/2024, aonde foi possível colher mais alguma impressões que referenciaram a elaboração do Projeto.


No segundo encontro, debateu-se sobre as atividades que podem ser desenvolvidas, dialogando sobre as possibilidades de aplicação do Projeto nas diversas disciplinas, como história, geografia, língua portuguesa, matemática, artes, educação física, ciências e inglês.

A previsão de início do projeto é ainda no mês de junho de 2024, e tem como proposta seguir até novembro de 2025.

O Projeto, foi apresentado às equipes da Escola e está aberto para sugestões e ajustes.

PARA CONHECER O PROJETO, ACESSE AQUI




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