CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Folia de Reis - Tradição popular, religiosa e cultural no Brasil

                              


No dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos. A tradição conta que os três Reis Magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, ao verem a Estrela de Belém no céu, foram encontrar-se com o menino Jesus, que havia acabado de nascer.

Quando lá chegaram, ofereceram como presentes ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Diz ainda a tradição que os reis eram um negro, um branco e o outro "moreno", representando toda a humanidade.

A Folia de Reis, Festa de Santos Reis, Companhia de Reis, ou ainda Reisados, (em Portugal são chamados de Reisada ou Reiseiros) é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.


A denominação fala dos festejos entre o natal e o Dia de Reis – 6 de janeiro – e diz respeito tanto ao "cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo (...) no Brasil, sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis" na definição do folclorista Câmara Cascudo, que completa: "o reisado pode ser apenas a cantoria como também possuir enredo ou série de pequeninos atos encadeados ou não".

Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos (desde acordeonsviolõesviolascavaquinhosreco-recocaixaspandeiros, etc.) em que os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.

Esta manifestação revela a combinação de duas figuras da teologia: a epifania (como sendo a aparição ou manifestação divina, no caso a primeira manifestação de Jesus entre os gentios) e a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.

De origem européia, a tradição da Folia de Reis é comemorada de maneira particular em cada região do Brasil, tendo se tornado umas das mais expressivas manifestações da Cultura Popular em nosso país.

Para saber mais sobre essa importante tradição, acesse o presente link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário