PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
quinta-feira, 12 de junho de 2025
Associação Quilombola disponibiliza documentário para gestores e professores de Floresta/PE
quinta-feira, 5 de junho de 2025
Projeto inspirado no Maracatu Afrobatuque movimenta Comunidades Quilombolas de Cabrobó
domingo, 1 de junho de 2025
Quilombolas de Floresta um Registro Histórico em 19.08.2023
sábado, 31 de maio de 2025
Raízes Africanas e Indígenas de Floresta/PE é tema de Documentário
quarta-feira, 28 de maio de 2025
Documentário sobre o Maracatu Afrobatuque é lançado em Floresta/PE
segunda-feira, 26 de maio de 2025
História dos Quilombolas é tema de Documentário lançado em Floresta/PE
sexta-feira, 23 de maio de 2025
Projeto Música no Quilombo, um marco histórico na vida do Grupo Zumbi dos Palmares
O Projeto Música no Quilombo, aconteceu entre os meses de maio a setembro de 2010 em Mirandiba/PE, e marcou o início de uma nova etapa para o Grupo Zumbi dos Palmares e o Instituto Cultural Raízes e, coloca na cena cultural da região, o Maracatu de Baque Virado e o Afoxé, além do Coco de Roda.
Foi o primeiro projeto a ser executado pelo Grupo Zumbi dos Palmares em parceria com o Instituto Cultural Raízes e contribuiu de forma significativa no processo de formação do Grupo Zumbi, ampliando suas perspectivas enquanto grupo que trabalha as tradições afrobrasileiras.
O Música no Quilombo foi financiado pelo Ministério da Cultura, através da Funarte, pelo Banco do Nordeste e pela Fundarpe.
Mirandiba: A origem do Maracatu Afrobatuque
Ao completar 15 anos em 2025, o Maracatu Afrobatuque, destaca sua origem histórica em Mirandiba, aonde tudo começou.
O início da vivência do Maracatu de Baque Virado, que resultou na criação do Maracatu Afrobatuque, teve início nos meses de maio a julho de 2010 em Mirandiba, no contexto da realização do Projeto MÚSICA NO QUILOMBO.
Projeto esse financiado pelo Ministério da Cultura, através da Funarte, pelo Banco do Nordeste e pela Fundarpe e, que foi executado pelo Grupo Zumbi dos Palmares de Mirandiba, contando com a parceria e o apoio do Instituto Cultural Raízes e do Instituto da Juventude.
O Música no Quilombo marcou o início de uma nova etapa para o Grupo Zumbi e o Instituto Cultural Raízes e, coloca na cena cultural da região, o Maracatu de Baque Virado e o Afoxé, além do Coco de Roda.
Nesse sentido, consideramos o dia 31 de julho de 2010 o marco histórico que deu origem ao Maracatu Afrobatuque.
segunda-feira, 19 de maio de 2025
HÁ 12 ANOS SURGIA O MARACATU AFROBATUQUE COMO GRUPO DE CULTURA POPULAR E TRADICIONAL
APRESENTAÇÃO CULTURAL
sexta-feira, 16 de maio de 2025
Libânio Francisco é reconhecido como Mestre de Cultura Popular pela PNAB PE
segunda-feira, 12 de maio de 2025
NOTA DE PESAR - Mãe Elda Viana
domingo, 11 de maio de 2025
Mirandiba realizou Ato de Lançamento da Secretaria dos Povos Originários e Quilombolas
Prefeito Dr. Evaldo Bezerra em ato simbólico de Posse dos membros da SEPOQ |
No dia 26/04/2025, a Prefeitura Municipal de Mirandiba/PE realizou ato público de lançamento da SEPOQ-Secretaria dos Povos Originários e Quilombolas.
A iniciativa faz parte da nova estrutura governamental da Prefeitura de Mirandiba, visando dar uma atenção ainda mais especial às comunidades quilombolas e indígenas do município.
O ato contou também com a participação de várias lideranças indígenas e quilombolas de Mirandiba e, também do município vizinho de Carnaubeira da Penha, além do Prefeito Elizinho, de vários vereadores, do Vice-Prefeito de Mirandiba, Gilberto de Alonso e do secretariado da Prefeitura de Mirandiba.
As tradições culturais indígenas e afrobrasileiras/quilombolas, foram o ponto mais forte do encontro, mostrando a força da resistência histórica dos povos e comunidades tradicionais presentes na região, à exemplo do Toré Atikum e Pankará, do Grupo Zumbi dos Palmares, do Maracatu Afrobatuque e da Banda de Pífanos, entre outras manifestações culturais.
![]() |
Secretário Libânio Francisco, ao lado da Coordenadora Quilombola Tatiane Souza e do Coordenador Indígena Vinicios Cirilo |
Em sua fala, o Secretário Libânio Francisco, destacou que o ato de criação da Secretaria dos Povos Originários e Quilombolas em uma ação corajosa do Prefeito Evaldo Bezerra e afirmou se sentir honrado com o convite, assumindo o compromisso de desenvolver um trabalho voltado para a escuta das comunidades, identificar, suas potencialidades, dificuldades e elaborar as políticas públicas necessárias para possibilitar a ação governamental, bem como estimular a construção de alternativas que envolva as comunidades de forma direta e efetiva, num processo de parcerias.
Libânio Francisco, tem 40 anos de experiência com organização social, planejamento, gestão e associativismo. É educador popular, comunicador social, arte educador, escritor, pesquisador e Mestre de Cultura Popular.