PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Grupo Cultural Afoxé Filhos de N'Zambi está habilitado para o Ciclo Carnavalesco de Pernambuco


Grupo Cultural Afoxé Filhos de N'Zambi, é um dos grupos de Cultura Popular habilitado para realizar apresentações no Ciclo Carnavalesco de Pernambuco em 2025, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Na opinião do Fundador do Afoxé, Libânio Francisco "nesse ano em que o Afoxé Filhos de N'Zambi completa 13 anos, essa é uma importante conquista de nos colocar em condições de realizar apresentações no Ciclo Carnavalesco, e amplia as nossas perspectivas para o futuro", afimou.

Convocatória do Ciclo Carnavalesco e Ciclo Junino de Pernambuco 2025 recebeu ao todo 2.325 inscrições válidas de artistas, grupos culturais e fazedores de cultura em geral. Desse total, 1.190 propostas foram habilitadas e 1 mil foram consideradas inabilitadas.

Depois da divulgação do resultado preliminar, na fase de recurso foram recebidos 827 pedidos de revisão dos quais 710 foram julgados deferidos e apenas 117 foram indeferidos.

Após a análise dos recursos, a convocatória obteve 1.911 propostas habilitadas e 398 inabilitadas. Entre as habilitadas, 326 propostas foram inscritas para o Ciclo Carnavalesco, 205 para o Ciclo Junino e 1.380 para os ambos os ciclos.

Para conferir o resultado final e os grupos e atrações habilitadas, favor clicar AQUI.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Maracatu Afrobatuque está habilitado para o Ciclo Carnavalesco de Pernambuco


O Maracatu Afrobatuque, é um dos grupos de Cultura Popular habilitado para realizar apresentações no Ciclo Carnavalesco de Pernambuco em 2025, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Na opinião do Fundador e Mestre do Maracatu Afrobatuque, Libânio Francisco "estamos muito felizes, pois esse é mais um passo de grande importância na trajetória cultural do Maracatu Afrobatuque, que completa 15 anos em 2025, pois conquistamos uma importante credencial, que é estar entre os grupos habilitados a realizar apresentações no Ciclo Carnavalesco, o que nos coloca em maior evidência e amplia o alcance do nosso trabalho", afimou.

A Convocatória do Ciclo Carnavalesco e Ciclo Junino de Pernambuco 2025 recebeu ao todo 2.325 inscrições válidas de artistas, grupos culturais e fazedores de cultura em geral. Desse total, 1.190 propostas foram habilitadas e 1 mil foram consideradas inabilitadas.

Depois da divulgação do resultado preliminar, na fase de recurso foram recebidos 827 pedidos de revisão dos quais 710 foram julgados deferidos e apenas 117 foram indeferidos.

Após a análise dos recursos, a convocatória obteve 1.911 propostas habilitadas e 398 inabilitadas. Entre as habilitadas, 326 propostas foram inscritas para o Ciclo Carnavalesco, 205 para o Ciclo Junino e 1.380 para os ambos os ciclos.

Para conferir o resultado final e os grupos e atrações habilitadas, favor clicar AQUI.

Instituto Raízes abre inscrições para curso de Audiovisual Quilombola


O Instituto Cultural Raízes inicia, a partir da presente data, as inscrições para o curso de formação cultural DIZOMA - AUDIOVISUAL QUILOMBOLA, que atenderá jovens quilombolas de Floresta e de Mirandiba, no Sertão de Pernambuco.

A formação contida no presente Projeto, será uma possibilidade de acesso aos instrumentos de audiovisual (em especial, filmagem, fotografia, edição), a utilização das plataformas de vídeo/aulas, web conferências, streams (transmissões ao vivo), a partir de notebook e celular, além de aprenderem a construção de canal de vídeos, blogs e páginas no facebook e instagram com caráter jornalístico.

INSCRIÇÕES ABERTAS / VAGAS LIMITADAS:

PARA SE INSCREVER, as pessoas interessadas de Floresta, devem acessar AQUI e preencher o formulário. Já para os(as) interessados de Mirandiba, o formulário de inscrição deve ser acessado AQUI.

INFORMAÇÕES: contactar Libânio Francisco, através do whatsapp (87) 99927.9125.

DIZOMA, significa RAIZ, na língua Kimbundu, dos povos de Angola, e proporcionará o mergulho e reencontro com as origens ancestrais dos negros e negras que habitam o sertão pernambucano e representam as origens quilombolas.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Projeto Arte e Vida em Floresta realiza oficina percussiva de Samba Reggae


O Instituto Cultural Raízes dá início nessa quarta-feira dia 15 de janeiro de 2025 a terceira fase do Projeto Arte e Vida, com a realização de oficina percussiva de Samba Reggae.

A oficina será realizada na sede do Ponto de Cultura - Tambores da Resistência, localizado ao lado da igrejinha de São Francisco, no bairro DNER.

Arte e Vida é uma iniciativa do Instituto Cultural Raízes com incentivo cultural da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco, com recursos provenientes da LPG - Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Brasil.

PARA SE INSCREVER, as pessoas interessadas devem acessar AQUI e preencher o formulário.

INFORMAÇÕES: contactar Libânio Francisco, através do whatsapp (87) 99927.9125.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Inscrições abertas para oficinas de Maracatu em Floresta/PE


O Grupo Afro Cultural - Maracatu Afrobatuque, dá início nesse mês de janeiro de 2025 a terceira fase do Projeto Tambores da Resistência, com inscrições abertas a todos(as) os(as) interessados.

O Projeto Tambores da Resistência consiste de realização de Oficinas de Maracatu de Baque Virado, para um público de crianças, adolescentes e jovens de periferia, remanescentes de comunidades negras e indígenas, como forma de fortalecimento de seus laços históricos com a ancestralidade e, no sentido de colaborar com formação da identidade sócio-cultural.

Tambores da Resistência é uma iniciativa do Grupo Afro Cultural - Maracatu Afrobatuque com incentivo cultural da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco, com recursos provenientes da LPG - Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Brasil.

PARA SE INSCREVER, as pessoas interessadas devem acessar AQUI e preencher o formulário.

INFORMAÇÕES: contactar Libânio Francisco, através do whatsapp (87) 99927.9125.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Instituto Raízes abre inscrições para o Projeto Arte e Vida


O Instituto Cultural Raízes dá início nesse mês de janeiro de 2025 a terceira fase do Projeto Arte e Vida, com inscrições abertas a todos(as) os(as) interessados.

O Projeto Arte e Vida consiste de realização de Oficinas de Cultura Popular, especialmente percussão e danças (Afoxé, Maracatu, Samba Reggae e Coco de Roda), para um público de crianças, adolescentes e jovens de periferia, remanescentes de comunidades negras e indígenas, como forma de fortalecimento de seus laços históricos com a ancestralidade e, no sentido de colaborar com formação da identidade sócio-cultural.

Arte e Vida é uma iniciativa do Instituto Cultural Raízes com incentivo cultural da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco, com recursos provenientes da LPG - Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Brasil.

PARA SE INSCREVER, as pessoas interessadas devem acessar AQUI e preencher o formulário.

INFORMAÇÕES: contactar Libânio Francisco, através do whatsapp (87) 99927.9125.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Nota de Pesar - Maria das Graças dos Santos


A Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú, juntamente com o Instituto Cultural Raízes, o Maracatu Afrobatuque e demais grupos e coletivos culturais parceiros, vem expressar os mais sinceros sentimentos, por ocasião do falecimento de Dona Gracinha, bem como se solidarizam com todos os familiares e amigos, nesse momento de perda irreparável.

Fica em nossa memória seu jeito carinhoso de tratar a todos e, sua forma alegre de viver a vida.

Que o Deus de todos os povos e dos nossos antepassados a receba na morada eterna, para a festa do grande terreiro dos ancestrais.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

NOTA DE PESAR


O Instituto Cultural Raízes, vem de público externar os mais profundos sentimentos, pelo falecimento repentino do amigo JOSÉ RIBOMAR, ocorrido no dia 29/12/2024. ZÉ como era assim conhecido por todos, foi uma das principais pessoas que acolheram  a proposta do trabalho realizado pelo Instituto Raízes na Comunidade do DNER, sempre dando palavras de apoio e incentivo para mantermos nossas ações, especialmente em tempos difíceis.

Nos solidarizamos e nos irmanamos aos familiares e amigos que sofrem a dor de uma perda irreparável, ao mesmo tempo que nos unimos ás orações para que encontrem forças para suportar a ausência física da presença sempre alegre de Zé no meio de nós.

Que o Deus de nossos ancestrais possa o acolher na morada eterna.