O Grupo Cultural Sou da Terra, foi destaque na programação do Projeto Brincantes nas Escolas, em apresentação realizada no dia 19 de março de 2025, na Escola Estadual Indígena Pankará Luiz Pereira Leal, no município de Itacuruba/PE.
No repertório do grupo, uma sequência de músicas de Coco, homenageando vários artistas consagrados do nordeste e do Brasil, à exemplo de Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, João do Vale e Lenine, além de trazer músicas inspiradas nos Toantes Indígenas e nas cantigas de Terreiro da região.
Sobre os BRINCANTES NAS ESCOLAS
A cultura popular pernambucana é um mosaico vibrante de influências africanas, indígenas e europeias, que se manifesta em diversas formas de expressão, como a música e dança. É um patrimônio imaterial que nos define como povo, que nos conecta com nossas raízes e que nos impulsiona para o futuro.
Nesse sentido, o Projeto Brincantes nas Escolas do Governo do Estado de Pernambuco, executado pela Secretaria Estadual de Cultura e pela Fundarpe, busca proporcionar para o público escolar, no período do Ciclo Carnavalesco, o acesso a várias expressões da Cultura Popular e Tradicional, presente no cenário cultural de pernambuco.
O Grupo Sou da Terra tem 8 anos de história
O Grupo Cultural Sou da Terra, tem sua história iniciada em Floresta/PE, no ano de 2016 e é composto por adolescentes, jovens e adultos remanescentes quilombolas e indígenas das áreas rurais e periferia de Mirandiba/PE e Floresta/PE.
CONFIRA TAMBÉM: