O Instituto Cultural Raízes, o Maracatu Afrobatuque, o Grupo Zumbi dos Palmares e demais grupos culturais parceiros, lamentam, com profundo pesar, o falecimento de Mãe Elda (Elda Ivo Vianna), mais conhecida como Mãe Elda de Oxóssi, a Rainha e Ialorixá da Nação do Maracatu Porto Rico, uma das mais antigas e importantes nações de maracatu de Pernambuco.
Nos irmanamos a seus familiares e filhos da Nação Porto Rico e do Ilê Axé Oxóssi Gongoubira, nesse momento de dor e de perda irreparável para todos nós, para a cultura de Pernambuco e para os Povos de Terreiro.
Ficará sempre em nossa memória sua grande contribuição para a preservação das tradições do povo negro e do Maracatu Nação.
Mãe Elda
Mãe Elda nasceu em Casa Amarela - Recife/PE, conheceu a religiosidade afro aos 17 anos, no Rio de Janeiro, já casada. Primeiro foi a umbanda, depois o candomblé, com um grande conhecimento em várias nações porque passou pela Nagô, Angola e por último Gege.
A Nação do Maracatu Porto Rico foi fundada em 1916 e tem uma rica história e tradições, incluindo a coroação da rainha em cerimônias religiosas. É uma importante expressão cultural e religiosa de Pernambuco, representando a tradição do maracatu-nação e a importância da cultura afro-brasileira.
Mãe Elda é a única rainha coroada dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A coroação de mãe Elda aconteceu em outubro de 1980, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário