CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Lei Paulo Gustavo: o que é e qual a finalidade


 
O que é a Lei Paulo Gustavo ?

A Lei Paulo Gustavo visa o investimento de R$ 3,862 bilhões vindos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), responsável pela promoção cultural do país, além da utilização de recursos federais. A fim de amenizar os prejuízos do setor causadas pela pandemia, visto que era necessário, segundo a Organização Mundial da Saúde ( OMS), o isolamento social como uma das formas de prevenção para a COVID-19.

Do total da verba, R$ 2,797 bilhões serão destinados às produções audiovisuais, salas de cinema, cineclubes, mostras, festivais e outros 1,06 bilhões de reais irão para ações de emergências por meio de editais, chamadas públicas e premiações.

A lei que leva o nome do artista como forma de homenageá-lo foi aprovada em 05 de Julho de 2022 e terá a divisão dos recursos entre os municípios, Distrito Federal e os demais estados.



Quem foi Paulo Gustavo ?

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros foi um importante ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. Nasceu em 30 de Outubro de 1978 na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

O humorista é irmão de Ju Amaral e filho de Júlio Marcos com Déa Lúcia, mulher inspiradora da sua vida e arte. Além disso, era casado com o dermatologista, Thales Bretas, cuja união trouxe Gael e Romeu. O comediante faleceu em 4 de Maio de 2021, no Hospital Copa Star, no qual ficou internado em decorrência da COVID-19.

Paulo era defensor das causas LGBTQIA+ e acreditava na importância do amor, respeito com o próximo, a liberdade de expressão e o combate a discriminação abordando sempre os assuntos em seus trabalhos e nos mais diversos personagens.

Sua carreira artística teve início na Casa das Artes de Laranjeiras ( CAL ), onde estudou artes cênicas, na época contava com o trabalho em uma loja de sapatos e a ajuda da família para pagar as despesas do estudo. Ainda na faculdade se destacou na Peça O Surto ( 2004), com a primeira aparição da sua personagem, Dona Hermínia. Em 2005 dividiu os palcos com o seu amigo e ator Fábio Porchat na Peça Infraturas, interpretando cinco papéis femininos. No mesmo ano concluiu a graduação.

Necessitando de um projeto e como forma de ingressar no mercado de trabalho o ator decidiu escrever um monólogo, texto interpretado por apenas uma pessoa, chamado Minha Mãe É Uma Peça (2006 ), no qual se aprofundava na vida de Dona Hermínia retratando as preocupações e desafios enfrentados por uma mãe divorciada, criando os dois filhos, Juliano e Marcelina.

O sucesso foi tamanho que lhe rendeu a indicação de melhor ator no Prêmio Shell, premiação de grandes destaques na música popular brasileira e no teatro. Além de acabar se tornando um um filme composto por uma trilogia, Minha Mãe É uma Peça (2013 ), seguidos de outras duas sequências, uma em 2016, Minha Mãe É Uma Peça 2 e outra no ano de 2019, Minha Mãe É Uma Peça 3.

Mostrando as diferentes fases da vida de sua personagem de uma forma humorística e delicada, conquistou um público diverso. Em consequência disso suas produções audiovisuais são consideradas as maiores bilheterias do cinema brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário