PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

domingo, 8 de março de 2026

Maracatu Afrobatuque em Tacaratu no Ciclo do Carnaval de 2026


O Maracatu Afrobatuque, foi destaque na programação do Projeto Brincantes nas Escolas, em apresentação realizada no dia 09 de fevereiro de 2026, na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio, na Agrovila 9, município de Tacaratu/PE.

No repertório do grupo, uma sequência de Loas contando a história do Maracatu e em homenagem a Naná Vasconcelos.

Sobre os BRINCANTES NAS ESCOLAS

A cultura popular pernambucana é um mosaico vibrante de influências africanas, indígenas e europeias, que se manifesta em diversas formas de expressão, como a música e dança. É um patrimônio imaterial que nos define como povo, que nos conecta com nossas raízes e que nos impulsiona para o futuro.

Nesse sentido, o Projeto Brincantes nas Escolas do Governo do Estado de Pernambuco, executado pela Secretaria Estadual de Cultura e pela Fundarpe, busca proporcionar para o público escolar, no período do Ciclo Carnavalesco, o acesso a várias expressões da Cultura Popular e Tradicional, presente no cenário cultural de pernambuco. 

Maior Grupo de Maracatu do Sertão de Pernambuco

O Grupo Afro Cultural Maracatu Afrobatuque, tem sua história  iniciada em Mirandiba/PE, no ano de 2010 e em Floresta/PE, no ano de 2011, sendo o maior grupo de Maracatu do Sertão de Pernambuco e é composto em sua maioria absoluta por adolescentes, jovens e adultos remanescentes quilombolas e indígenas das áreas rurais e periferia de Mirandiba/PE e Floresta/PE.

CONFIRA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário