CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Você sabia ? Roupa branca na passagem de ano, tem origem na tradição do Candomblé e na Umbanda

                                


Muitas são as tradições que fazem parte da noite de Ano-Novo. Algumas você nunca deve ter experimentado, mas outras é bem provável que sim. Já usou roupas brancas na virada ou pulou sete ondas à meia noite? Essas são, com certeza, as mais populares entre elas.

O costume é mantido por quase todos os brasileiros, mas poucos conhecem a origem. Embora, muitos usem a cor apenas pela positividade que ela representa, a verdade é que essa é uma prática enraizada em nossa cultura brasileira e que teve inspiração na celebrações em homenagem a Iemanjá, realizadas pelo praticantes de religiões de matriz africana (como a Umbanda e o Candomblé).

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas influências religiosas

As celebrações em homenagem a Iemanjá, a mãe de todos os orixás e a deusa do mar, se encerram no dia 02 de fevereiro, o seu dia. Mas, as oferendas e procissões realizadas até a chegada desse dia fizeram com que essas práticas influenciassem no nosso modo de se vestir para a virada do ano. Especialmente as festas realizadas nas praias de Salvador (BA) e Copacabana (RJ).

Nos rituais é comum a realização de procissões com vestes brancas e miçangas no pescoço e levar ao mar barquinhos e cestos com oferendas, que incluem itens como colares, flores, perfumes, frutas, entre outros. Na tradição religiosa, se a oferenda for levada às ondas, Iemanjá irá realizar o seu pedido.

A tradição se tornou tão presente que, mesmo quem não faz parte das religiões de matriz africana, acaba realizando os rituais e sabe que cada uma das setes ondas é um pedido diferente, e que a roupa branca é usada para trazer boas energias para o próximo ano.

Esse ritual, especialmente as vestimentas, ganhou popularidade na entrada do novo ano, quando as pessoas tendem a querer renovação e novas conquistas. Assim, seja por influência religiosa ou pela simbologia das cores, o certo é que escolher a roupa para o Ano-Novo é um dos rituais que trazem mais esperanças nessa data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário