PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Associação Quilombola disponibiliza documentário para gestores e professores de Floresta/PE


A Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú, está disponibilizando o documentário De Negros da Cachoeira a Quilombolas de Floresta” para professores(as) e gestores(as) escolares de Floresta/PE, a fim de que possa ser trabalhado em sala de aula e em atividades formativas.

Também está sendo sugerido a realização de rodas de conversa, com a participação das lideranças quilombolas que figuram no documentário, como forma de conhecimento mais profundo da realidade histórica das famílias.

Sinopse:

Quatro famílias negras, denominadas anteriormente de NEGROS DA CACHOEIRA, se unem num processo de resistência histórica e de recomposição comunitária, mantendo as tradições dos mais antigos e se auto afirmando/declarando como Quilombolas de Floresta.

O documentário está disponível no Canal de Vídeos da TV RAÍZES DA CULTURA , e pode ser acessado de forma direta AQUI.

Conteúdo do Documentário:

O Documentário “De Negros da Cachoeira a Quilombolas de Floresta” é um curta metragem, que tem como proposta principal, contar a história de quatro famílias remanescentes de quilombolas, que resistem historicamente, enfrenta inúmeras dificuldades, se redescobrem e se afirmam como Quilombolas de Floresta, se constituindo num marco referencial da Cultura Negra e de afirmação etnica no Sertão de Pernambuco.

O Documentário destaca a história das famílias Venâncio, Santos (Contente), Marta e Euzébio, famílias negras que começam a partir dos anos de 1900 a se compor na denominada Fazenda Cachoeira, sua caminhada histórica, os desafios enfrentados, as uniões familiares, a luta contra o preconceito e o racismo, a manutenção das tradições dos antepassados e a afirmação da negritude através da autodeclaração como Quilombolas de Floresta.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Projeto inspirado no Maracatu Afrobatuque movimenta Comunidades Quilombolas de Cabrobó


Teve início no dia 10/05/2025, na Comunidade Quilombola de Cruz dos Riachos. no município de Cabrobó/PE,  o Projeto Tambores Quilombola, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da cultura afrobrasileira através de oficinas de percussão e danças tradicionais, como maracatu, afoxé e coco de roda.

O projeto tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens de comunidades negras e quilombolas, promovendo não apenas a valorização da cultura de matriz africana, mas também inclusão social e fortalecimento identitário.

Com apoio cultural da PNAB-Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. em edital da Secretaria de Cultura de Pernambuco, a ação busca resgatar e preservar manifestações culturais ancestrais por meio da vivência prática, da música e da dança.

O “Tambores Quilombola” foi pensado e construído a partir da experiência do Maracatu Afrobatuque e atende às Comunidades Quilombolas de Cruz dos Riachos, Santana e Jatobá, numa parceria com a Secretaria Especial dos Povos Quilombolas de Cabrobó.

domingo, 1 de junho de 2025

Quilombolas de Floresta um Registro Histórico em 19.08.2023

 


A TV RAÍZES DA CULTURA, disponibiliza em vídeo um registro histórico de gravação de parte do Documentário "Quilombolas de Floresta", na data de 19 de agosto de 2023, quando a Comunidade Quilombola localizada na Folha Miúda, zona rural de Floresta, recebe a visita do Instituto Cultural Raízes, acompanhado de jovens provenientes da Itália, representando a Missio Fiesole, que apoiou o Projeto Arte e Vida, do Instituto Raízes em parceria com a Diocese de Floresta, no bairro DNER.

Na oportunidade um diálogo riquíssimo e inédito sobre como viviam e vivem atualmente os quilombolas.

O registro foi feito pela equipe de aprendizes do Audiovisual, integrantes do Projeto da TV RAÍZES DA CULTURA.

ASSISTA NO YOUTUBE, clicando AQUI.