PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Afoxé Filhos de N'Zambi em Ibimirim no Ciclo do Carnaval de 2025


Grupo Cultural Afoxé Filhos de N'Zambi, foi destaque na programação do Projeto Brincantes nas Escolas, em apresentação realizada no dia 19 de março de 2025, na Escola de Referência em Ensino Fundamental Inocêncio Correia Lima, no município de Ibimirim/PE.

No repertório do grupo, uma sequência de músicas afirmativas da negritude, homenageando vários Afoxés de Pernambuco, além de músicas de artistas renomados da música popular brasileira.

Sobre os BRINCANTES NAS ESCOLAS

A cultura popular pernambucana é um mosaico vibrante de influências africanas, indígenas e europeias, que se manifesta em diversas formas de expressão, como a música e dança. É um patrimônio imaterial que nos define como povo, que nos conecta com nossas raízes e que nos impulsiona para o futuro.

Nesse sentido, o Projeto Brincantes nas Escolas do Governo do Estado de Pernambuco, executado pela Secretaria Estadual de Cultura e pela Fundarpe, busca proporcionar para o público escolar, no período do Ciclo Carnavalesco, o acesso a várias expressões da Cultura Popular e Tradicional, presente no cenário cultural de pernambuco. 

Primeiro Grupo de Afoxé do Sertão de Itaparica 

O Afoxé Filhos de N'Zambi, tem sua história iniciada em Floresta/PE, no ano de 2012, sendo o primeiro Grupo Cultural de Afoxé do Sertão de Itaparica e é composto em sua maioria, por adolescentes, jovens e adultos remanescentes quilombolas e indígenas das áreas rurais e periferia de Mirandiba/PE e Floresta/PE.

CONFIRA TAMBÉM:

terça-feira, 1 de abril de 2025

Prefeitura de Mirandiba dá início ao novo Cadastro Cultural Municipal


A Prefeitura Municipal de Mirandiba/PE, através da Secretaria de Esportes, Juventude, Cultura e Lazer, dá início ao novo CADASTRO CULTURAL MUNICIPAL, dando mais um passo importante para a estruturação do Sistema Municipal de Cultura e em especial da implementação da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. 

O Cadastro Cultural tem como objetivo maior constituir um mapa da cultura de Mirandiba, com seus Mestres e Mestras, agentes e fazedores de cultura, artesãos e artesãs, artistas, os grupos e coletivos culturais, as entidades culturais, entre outros que configuram o cenário cultural local.

O prazo de inscrição com finalidade de acessar os recursos da PNAB se dará até o dia 15/04/2025.

ATENÇÃO PARA OS LINKS DE ACESSO AOS FORMULÁRIOS DO CADASTRO CULTURAL

PARA FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA/INDIVIDUAL, ACESSE O FORMULÁRIO CLICANDO AQUI

PARA FAZER O CADASTRO DE PESSOA JURÍDICA/ENTIDADE CULTURAL, ACESSE O FORMULÁRIO CLICANDO AQUI

PARA FAZER O CADASTRO DE GRUPOS/COLETIVOS CULTURAIS SEM CNPJ, ACESSE O FORMULÁRIO CLICANDO AQUI

EM CASO DE DÚVIDAS, E PARA ACESSAR OS MODELOS DE CURRICULUM, ENVIAR EMAIL PARA: pnabmirandiba@gmail.com 

OU ENVIAR MENSAGEM PARA O GRUPO DA PNAB NO ZAP (PNAB Aldir Blanc)