PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Maracatu Afrobatuque dá show de Cultura Popular em Cabrobó


No dia 11/09/2024, o Maracatu Afrobatuque realizou cortejo cultural na cidade de Cabrobó/PE, por ocasião do aniversário de emancipação política do Município.

VEJA O VÍDEO AQUI

Com uma composição que é resultado do trabalho realizado em parceria do Instituto Cultural Raízes com o Grupo Cultural Zumbi dos Palmares, o Maracatu Afrobatuque chamou a atenção dos populares presentes ao evento, arrancando aplausos e reconhecimento.  

O convite para a apresentação partiu da coordenação das Escolas Quilombolas, das Comunidades de Cruz dos Riachos, Santana e Jatobá, que pela primeira vez inovaram e levaram para a avenida as representações culturais das comunidades tradicionais e do povo negro de Cabrobó.

Outro destaque importante foi a participação do Grupo Raízes Quilombolas, composto por meninas jovens negras das comunidades quilombolas, sob a coordenação da Professora Rosimeiyre Gomes (Rosy Quilombola) Professora e Secretária de Povos Especias Quilombolas do Município de Cabrobó.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Atividade de Maracatu comemora 15 anos do Instituto Raízes em Floresta-PE


No dia 25 de agosto de 2024, o Ponto de Cultura - Tambores da Resistência, realizou oficina percussiva de Maracatu, numa iniciativa do Instituto Cultural Raízes e do Grupo Afro Cultural Maracatu Afrobatuque.

A atividade comemorou 15 anos de atuação do Instituto Cultural Raízes em Floresta/PE. VEJA O VÍDEO AQUI.

Nessa trajetória o Instituto Raízes se consolidou como principal entidade cultural de Floresta e região, voltada principalmente para a vivência, preservação e valorização das tradições afrobrasileiras.

O Instituto Raízes se destaca por várias realizações, tais como projetos, oficinas de percussão e danças, festivais, encontros, mostras, celebrações, entre outros voltadas à cultura indígena e afrobrasileira.

A atuação em relação à Consciência Negra, as comunidades quilombolas, povos de terreiro, povos de periferia e, etnias, é também uma marca muito forte da atuação da entidade em Floresta.

Por essa razão, entre tantas outras é que o Instituto Raízes é referência na Cultura Popular regional.

domingo, 8 de setembro de 2024

Em Mirandiba-PE Oficina de Maracatu marca 14 anos de uma tradição preservada pelo Grupo Zumbi


O dia 31 de agosto de 2024, marcou o recomeço das oficinas de Maracatu de Baque Virado, no Grupo e Ponto de Cultura - Zumbi dos Palmares, em Mirandiba, no Sertão de Pernambuco.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Grupo Zumbi dos Palmares e o Instituto Cultural Raízes, reunindo ainda os Pontos de Cultura Zumbi dos Palmares e Tambores da Resistência, bem como o Maracatu Afrobatuque.

CONFIRA O VÍDEO AQUI,

Realizada na sede do Centro de Cultura e Cidadania Zumbi dos Palmares, a primeira oficina foi Coordenada por Libânio Francisco, juntamente com Leandro Batista e Camila Gomes.

Maracatu do Grupo Zumbi dos Palmares em 2011

Desde julho de 2010, o Grupo Zumbi dos Palmares se tornou um dos pioneiros no sertão pernambucano, em vivenciar, valorizar e preservar a tradição do Maracatu de Baque Virado, sendo referência na região e inspiração para o surgimento do Maracatu Afrobatuque em Floresta/PE.

sábado, 7 de setembro de 2024

Oficina e Ensaio marcam 13 anos de Maracatu em Floresta/PE


No dia 01 de setembro de 2024, realizou-se na sede do Ponto de Cultura - Tambores da Resistência, oficina especial de Maracatu, em comemoração aos 13 anos da primeira oficina de Maracatu realizada em Floresta/PE.

Na oportunidade, também realizou-se ensaio preparatório para as próximas apresentações do Maracatu Afrobatuque, previstas para esse mês de setembro de 2024.

São 13 anos de uma história de resistência cultural e humana, que se consolidou em Floresta e região.

VEJA OS VÍDEOS:

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

02 de setembro - 13 anos de Maracatu em Floresta e região


O dia 02 de setembro é uma data de grande importância para a história do Macaratu de Baque Virado em Floresta e região.

Há exatos 13 anos (02/09/2011) era realizada a primeira oficina de Maracatu em Floresta, no sertão de Pernambuco.

Era o início do Projeto Afrobatuque - Tambores da Resistência, que se transformou em Ponto de Cultura e assumiu protagonismo na região, na valorização e preservação de uma das mais importantes tradições do povo afrobrasileiro e afro pernambucano, que é o Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação.

A iniciativa partiu do Instituto Cultural Raízes, em parceria com o Grupo Zumbi dos Palmares, de Mirandiba (que também é Ponto de Cultura), a partir das atividades de Maracatu que já estavam sendo realizadas em Mirandiba e, como forma de vivência histórica e tradicional da Comunidade Quilombola de Floresta, com a qual o Instituto Raízes já vinha desenvolvendo um trabalho, desde o primeiro semestre de 2010.

Primeiras Oficinas de Maracatu em Mirandiba - Julho de 2010

Em Mirandiba, as primeiras oficinas de Maracatu ocorreram no mês de julho de 2010, por ocasião da vivência do Projeto Música no Quilombo, com incentivo cultural do Ministério da Cultura e Banco do Nordeste, através do Edital Microprojetos Mais Cultura.

Nesse sentido, a experiência com Maracatu no Sertão no contexto regional entre Floresta e Mirandiba, tem seu marco histórico em Mirandiba e já conta 14 anos.

Primeiras oficinas de Maracatu em Floresta/PE - Setembro de 2011

Ao longo desses 13 anos, o Maracatu de Baque Virado em Floresta tornou-se referência cultural na região e consolidou-se como uma das maiores expressões culturais do sertão pernambucano.

No desenvolvimento de apresentações culturais em escolas, eventos públicos, shows, mostras, celebrações, festivais e oficinas percussivas, a experiência do Maracatu já percorreu 16 municípios do Sertão e 01 do Agreste pernambucano, reunindo milhares de expectadores e pessoas interessadas em conhecer essa importante manifestação da cultura afrobrasileira, patrimônio cultural do Brasil.

VIVA O MARACATU !