No domingo dia 28 de julho de 2024, a cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, será palco do ENCONTRO AFRO QUILOMBOLA.
O evento faz parte do calendário nacional do Ministério da Cultura, em comemoração aos 20 anos da Lei nº 13.018, de 22/07/2014 que criou a Política Nacional de Cultura Viva.
A organização é do Ponto de Cultura - Tambores da Resistência, único existente em Floresta/PE e, o único ativo no Sertão de Itaparica, que atua com a Cultura Popular e Tradicional.
A programação é resultado da parceria entre o Instituto Cultural Raízes, O Ponto de Cultura Zumbi dos Palmares, a Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú, o Grupo Cultural Zumbi dos Palmares e a Nação do Maracatu Porto Rico.
Na oportunidade também será comemorado 13 anos de trajetória do Ponto de Cultura Tambores da Resistência e, 05 anos de seu reconhecimento/Certificação, pelo Ministério da Cultura.
A programação tem início já na parte da tarde commum encontro de formação com o Mestre Chacon Viana da Nação do Maracatu Porto Rico e João Chacon, Mestre do Baque Mirim da Nação Porto Rico. O encontro será uma roda de conversa e a realização de oficina de Maracatu. O local da atividade será o Espaço Cultural Arte e Vida, localizado no bairro Dner/São Francisco.
Às 19:30h, acontecerá o ENCONTRO AFRO QUILOMBOLA, na quadra poliesportiva do Vulcão, com várias apresentações culturais.