PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Comunidade Quilombola em Floresta/PE recebeu visita de Antropóloga da USP


No dia 25 de julho de 2023, a Comunidade Quilombola da Folha Miúda, recebeu a visita de Ana Claudia Marques, que é Antropóloga e Professora de Antropologia da USP-Universidade de São Paulo. 

A visita teve como objetivo conhecer um pouco sobre a história das famílias quilombolas em Floresta/PE.

Na oportunidade, a professora Ana Cláudia teve a oportunidade de acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Instituto Cultural Raízes de organizar os relatos históricos das lideranças e anciãos quilombolas para constituir o que será o livro que contará a história das 4 principais famílias que formam a Comunidade Quilombola em Floresta.

Há mais de 20 anos, Ana Cláudia Marques, desenvolve pesquisas no sertão de Pernambuco, especialmente sobre família, parentesco e política e, volta sua atenção nesse momento para a história das famílias que são costumeiramente esquecidas dos relatos oficiais, à exemplo das famílias negras e indígenas.

Ao final da visita, Ana Cláudia, pôde presenciar a vivência da tradição cultural quilombola, expressada pelo grupo Samba de Jurema.

Visita de jovens italianas a Floresta/PE é destaque em site na Itália


A visita das jovens italianas de Missio Fiesole a Floresta/PE, é destaque em site da Itália.

As jovens Caterina Becattini, Emma Versili, Giulia Gori e Chiara Fagioli, estão em visita ao Brasil, através do Bispo Diocesano de Floresta, Dom Gabriel Marchesi e representação a organização de Missio Fiesole.

O site toscanaoggi.it, deu destaque em matéria do dia 21 de agosto de 2023, falando da viagem das jovens italianas ao Brasil e especialmente a Floresta.

Destaca o site que Giulia, Chiara e Emma, ​​​​as três meninas que estiveram em Floresta no Brasil para viver uma experiência missionária participaram neste inverno do curso diocesano de formação missionária da Missio Fiesole dirigido por Paolo Turini.

E acrescenta que as três meninas foram acompanhadas por Caterina que faz parte do Centro Missionário Bakonghe em Montevarchi , uma “veterana” da missão Floresta.

Confira a matéria completa, clicando AQUI.

Jovens da Itália visitam Comunidade Quilombola em Floresta/PE


No sábado dia 19 de agosto de 2023, a Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú, em Floresta/PE, recebeu a visita de jovens italianas que fazem parte da Missio Fiezole da Itália.

As jovens Caterina Becattini, Emma Versili, Giulia Gori e Chiara Fagioli, estão em visita ao Brasil, através do Bispo Diocesano de Floresta, Dom Gabriel Marchesi e entre seus compromissos constou na agenda a visita ao Território Quilombola da Folha Miúda.

Na oportunidade, as jovens puderam realizar um amplo diálogo com as lideranças presentes ao encontro, tirar dúvidas e conhecer melhor como é a vida da comunidade, suas lutas, dificuldades e esperanças.

Ao final da visita, puderam presenciar a apresentação do Grupo Cultural Samba de Jurema, que vivencia a recomposição das tradições de terreiro dos mais antigos.

Missio Fiezole, é uma missão de solidariedade da Igreja Católica na Itália, Diocese originária do Bispo Dom Gabriel Marchesi.

domingo, 3 de setembro de 2023

Nota de Pesar

Isabel Joana de Jesus (Foto: Libânio Francisco)

O Instituto Cultural Raízes e a Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú, vem de público manifestar seu mais profundo pesar pelo falecimento de Dona Isabel (Isabel Joana de Jesus), ocorrido na data de 01 de setembro de 2023, aos 99 anos de idade.

Dona Isabel é uma das mais importantes personagens das famílias quilombolas de Floresta, representando a união entre as famílias Santos (Contente) e Euzébio, através do casamento com João Francisco dos Santos (João Contente).

Nossos mais sinceros sentimentos a todos os familiares em especial seus filhos(as), netos, bisnetos, entre outros(as).

Que o Deus de nossos ancestrais a receba em sua morada infinita.

Assinam a Nota de Pesar:

Josefa Guiomar - Vice Presidente da Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú
Libânio Francisco - Presidente do Instituto Cultural Raízes

sábado, 2 de setembro de 2023

Chega da Itália apoio para o Projeto Arte e Vida em Floresta


O Projeto Arte e Vida em Floresta/PE, retomou suas atividades no último dia 08 de agosto de 2023, depois de vários meses parado por falta de recursos financeiros e devido a uma certa campanha preconceituosa e racista (por parte de algumas pessoas), que tentava criminalizar o projeto, acusando de "macumba" as atividades percussivas e, mais especificamente o Maracatu.

Já no dia 18/08/2023 o Projeto recebeu com muita alegria a visita de jovens italianas representando a Missio Fiesole de Itália, missão essa apoiadora do Projeto Arte e Vida em 2019 e, que havia visitado o Projeto também em 2022.

No dia 19/08/2023, o Bispo Diocesano de Floresta, Dom Gabriel Marchesi, comunica a Coordenação do Projeto a notícia que chegou da Itália, uma doação arrecadada pela equipe de Missio Fiesole, que soma R$ 5.250,00 (cinco mil, duzentos e cinquenta reais), valor esse já disponibilizado para o projeto.

Com esse valor será possível recuperar vários instrumentos e equipamentos, além da parte de informática e, possibilitará a manutenção mínima das atividades até o mês de dezembro de 2023, enquanto se busca outras parcerias e projetos de apoio.

Também vem da Itália, através do Bispo Dom Gabriel Marchesi, a ajuda de R$ 900,00 (novecentos reais) em média, desde janeiro de 2023, para despesas de alimentação da Coordenação Geral do Projeto Arte e Vida.

"Em meio a tantas dificuldades financeiras, tem sido a solidareidade e apoio do Bispo Dom Gabriel Marchesi e de amigos italianos, que tem viabilizado o Projeto Arte e Vida", afirma Libânio Franisco, Presidente do Instituto Cultural Raízes e Coordenador Geral do Projeto Arte e Vida.

Missio Fiesole, é uma missão de solidariedade da Igreja Católica na Itália, Diocese originária do Bispo Dom Gabriel Marchesi e é parceira/apoiadora do Projeto Arte e Vida desde 2019.

Em agosto de 2019, equipe de Missio Fiesole,
com Libânio Francisco, Ana Beatriz e João Batista

Como surgiu o apoio de Missio Fiesole ao Projeto Arte e Vida

O apoio de Missio Fiesole ao Projeto Arte e Vida, surgiu a partir da primeira visita realizada em agosto de 2019, aonde a equipe de italianos interagiram com a Coordenação do Projeto Arte e Vida, participando ativamente das atividades por vários dias.

Ao final da visita, foi doado ao Projeto Arte e Vida, a quantia de 1 mil euros, para custear várias despesas de manutenção.

Italianos de Missio Fiesole participando de oficina de Maracatu
em agosro de 2019, no Projeto Arte e Vida


Missio Fiesole estimulou as atividades de esportes e lazer no Projeto Arte e Vida, em agosto de 2019



Em agosto de 2019, a equipe de Missio Fiesole incentivou a utilização do espaço interno de funcionamento do Projeto Arte e Vida, para a prática esportiva e de lazer comunitário.

Essa iniciativa permitiu agregar uma maior participação de crianças e adolescentes, bem como adicionou a participação de várias pessoas da comunidade local, em atividades de futebol, vôlei de areia, encontros culturais, exibição de filmes e momentos de lazer.

Lamentavelmente, na atualidade o espaço não está mais sendo disponibilizado ao Projeto Arte e Vida, causando a redução nas atividades e na participação de crianças e adolescentes, os quais buscam nas ruas ou em outras localidades o espaço para a prática esportiva.

Missio Fiesole visita o Projeto Arte e Vida, em 2022

 

Em 2022, a representação de Missio Fiesole Caterina Becattini e seu pai Dante, esteve em visita ao Projeto Arte e Vida e puderam presenciar que o Projeto continua vivo e ativo, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.

"Somos muito gratos ao Bispo Dom Gabriel Marchesi e a Missio Fiesole, por acreditar e apoiar o Projeto Arte e contribuir efetivamente para que ações na Comunidade do bairro Dner/São Francisco sejam realizadas, atendendo a crianças, adolescentes e jovens", destaca Libânio Francisco.