O Projeto Arte e Vida em Floresta/PE, retomou suas atividades no último dia 08 de agosto de 2023, depois de vários meses parado por falta de recursos financeiros e devido a uma certa campanha preconceituosa e racista (por parte de algumas pessoas), que tentava criminalizar o projeto, acusando de "macumba" as atividades percussivas e, mais especificamente o Maracatu.
Já no dia 18/08/2023 o Projeto recebeu com muita alegria a visita de jovens italianas representando a Missio Fiesole de Itália, missão essa apoiadora do Projeto Arte e Vida em 2019 e, que havia visitado o Projeto também em 2022.
No dia 19/08/2023, o Bispo Diocesano de Floresta, Dom Gabriel Marchesi, comunica a Coordenação do Projeto a notícia que chegou da Itália, uma doação arrecadada pela equipe de Missio Fiesole, que soma R$ 5.250,00 (cinco mil, duzentos e cinquenta reais), valor esse já disponibilizado para o projeto.
Com esse valor será possível recuperar vários instrumentos e equipamentos, além da parte de informática e, possibilitará a manutenção mínima das atividades até o mês de dezembro de 2023, enquanto se busca outras parcerias e projetos de apoio.
Também vem da Itália, através do Bispo Dom Gabriel Marchesi, a ajuda de R$ 900,00 (novecentos reais) em média, desde janeiro de 2023, para despesas de alimentação da Coordenação Geral do Projeto Arte e Vida.
"Em meio a tantas dificuldades financeiras, tem sido a solidareidade e apoio do Bispo Dom Gabriel Marchesi e de amigos italianos, que tem viabilizado o Projeto Arte e Vida", afirma Libânio Franisco, Presidente do Instituto Cultural Raízes e Coordenador Geral do Projeto Arte e Vida.
Missio Fiesole, é uma missão de solidariedade da Igreja Católica na Itália, Diocese originária do Bispo Dom Gabriel Marchesi e é parceira/apoiadora do Projeto Arte e Vida desde 2019.
|
Em agosto de 2019, equipe de Missio Fiesole, com Libânio Francisco, Ana Beatriz e João Batista |
Como surgiu o apoio de Missio Fiesole ao Projeto Arte e Vida
O apoio de Missio Fiesole ao Projeto Arte e Vida, surgiu a partir da primeira visita realizada em agosto de 2019, aonde a equipe de italianos interagiram com a Coordenação do Projeto Arte e Vida, participando ativamente das atividades por vários dias.
Ao final da visita, foi doado ao Projeto Arte e Vida, a quantia de 1 mil euros, para custear várias despesas de manutenção.
|
Italianos de Missio Fiesole participando de oficina de Maracatu em agosro de 2019, no Projeto Arte e Vida |
Missio Fiesole estimulou as atividades de esportes e lazer no Projeto Arte e Vida, em agosto de 2019
Em agosto de 2019, a equipe de Missio Fiesole incentivou a utilização do espaço interno de funcionamento do Projeto Arte e Vida, para a prática esportiva e de lazer comunitário.
Essa iniciativa permitiu agregar uma maior participação de crianças e adolescentes, bem como adicionou a participação de várias pessoas da comunidade local, em atividades de futebol, vôlei de areia, encontros culturais, exibição de filmes e momentos de lazer.
Lamentavelmente, na atualidade o espaço não está mais sendo disponibilizado ao Projeto Arte e Vida, causando a redução nas atividades e na participação de crianças e adolescentes, os quais buscam nas ruas ou em outras localidades o espaço para a prática esportiva.
Missio Fiesole visita o Projeto Arte e Vida, em 2022
Em 2022, a representação de Missio Fiesole Caterina Becattini e seu pai Dante, esteve em visita ao Projeto Arte e Vida e puderam presenciar que o Projeto continua vivo e ativo, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.
"Somos muito gratos ao Bispo Dom Gabriel Marchesi e a Missio Fiesole, por acreditar e apoiar o Projeto Arte e contribuir efetivamente para que ações na Comunidade do bairro Dner/São Francisco sejam realizadas, atendendo a crianças, adolescentes e jovens", destaca Libânio Francisco.