PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

02 de setembro - 13 anos de Maracatu em Floresta e região


O dia 02 de setembro é uma data de grande importância para a história do Macaratu de Baque Virado em Floresta e região.

Há exatos 13 anos (02/09/2011) era realizada a primeira oficina de Maracatu em Floresta, no sertão de Pernambuco.

Era o início do Projeto Afrobatuque - Tambores da Resistência, que se transformou em Ponto de Cultura e assumiu protagonismo na região, na valorização e preservação de uma das mais importantes tradições do povo afrobrasileiro e afro pernambucano, que é o Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação.

A iniciativa partiu do Instituto Cultural Raízes, em parceria com o Grupo Zumbi dos Palmares, de Mirandiba (que também é Ponto de Cultura), a partir das atividades de Maracatu que já estavam sendo realizadas em Mirandiba e, como forma de vivência histórica e tradicional da Comunidade Quilombola de Floresta, com a qual o Instituto Raízes já vinha desenvolvendo um trabalho, desde o primeiro semestre de 2010.

Primeiras Oficinas de Maracatu em Mirandiba - Julho de 2010

Em Mirandiba, as primeiras oficinas de Maracatu ocorreram no mês de julho de 2010, por ocasião da vivência do Projeto Música no Quilombo, com incentivo cultural do Ministério da Cultura e Banco do Nordeste, através do Edital Microprojetos Mais Cultura.

Nesse sentido, a experiência com Maracatu no Sertão no contexto regional entre Floresta e Mirandiba, tem seu marco histórico em Mirandiba e já conta 14 anos.

Primeiras oficinas de Maracatu em Floresta/PE - Setembro de 2011

Ao longo desses 13 anos, o Maracatu de Baque Virado em Floresta tornou-se referência cultural na região e consolidou-se como uma das maiores expressões culturais do sertão pernambucano.

No desenvolvimento de apresentações culturais em escolas, eventos públicos, shows, mostras, celebrações, festivais e oficinas percussivas, a experiência do Maracatu já percorreu 16 municípios do Sertão e 01 do Agreste pernambucano, reunindo milhares de expectadores e pessoas interessadas em conhecer essa importante manifestação da cultura afrobrasileira, patrimônio cultural do Brasil.

VIVA O MARACATU !

Nenhum comentário:

Postar um comentário