PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA

PONTO DE CULTURA - TAMBORES DA RESISTÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA E AS AÇÕES DO PONTO DE CULTURA EM FLORESTA/PE

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Tradição do Maracatu é fortalecida no Sertão de Pernambuco, através de Ponto de Cultura


 
O Ponto de Cultura MARACATU AFROBATUQUE, vem desenvolvendo suas atividades em Floresta/PE, desde 02/09/2011, tendo como objetivo principal, a vivência, preservação e valorização do Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação.

Com uma atuação que se extende para a região, com destaque especial para Mirandiba e Cabrobó, o Maracatu Afrobatuque, que foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura em 11/04/2025, teve também no ano de 2025, seu principal projeto aprovado em Edital da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Estado de Pernambuco, com recursos do Governo Federal.

Com o nome de AFROBATUQUE, o projeto conta com o incentivo financeiro de R$ 96.250,00 (noventa e seis mil, duzentos e cinquenta reais), para a realização de oficinas de percussão e danças de Maracatu de Baque Virado, para iniciantes e também para pessoas que já vivenciam o Maracatu. Outras oficinas estão contempladas no projeto, à exemplo de confecção de adereços, construção de tambores (alfaias), de agbês, além de estética afro.  

Também serão realizadas quatro mostras artísticas e culturais, que envolvem um encontro de Maracatus, o fortalecimento dos grupos de cultura popular, a luta contra a discrimação racial e a homenagem às mulheres negras.

O público atendido pelo projeto, é formado por crianças, adolescentes, jovens e adultos residentes nas comunidades de periferia da cidade de Floresta, especialmente dos bairros DNER, Caetano e Escondidinho.

Os recursos financeiros do incentivo cultural, garante ainda as despesas com equipe de Coordenação e oficineiros, além de material de divulgação e suporte administrativo para realização das atividades, juntamente com o registro e documentação das ações do projeto.

O período de execução do Projeto se dá de maio de 2025 a maio de 2026, tendo já sido realizadas as oficinas de Maracatu para iniciantes, um encontro de Maracatu em dezembro de 2025, além das oficinas de construção de instrumentos e agbês, que já foram iniciadas.

E as atividades não param, ainda nesse mês de janeiro de 2026, até maio desse mesmo ano, um conjunto de outras atividades ocorrerão.

Para Libânio Francisco, Mestre de Cultura Popular e Coordenador Técnico Pedagógico do Ponto de Cultura: "a aprovação do projeto representa uma grande conquista para o Maracatu Afrobatuque e o reconhecimento de sua atuação em Floresta e região e, o incentivo dos recursos da PNAB, garante que possam ser realizadas as atividades durante o período de um ano, potencializando ainda mais a presença na comunidade, no município e na região, sendo referência na preservação, valorização e vivência do Maracatu de Baque Virado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário