Em Floresta/PE, o Ponto de Cultura TAMBORES DA RESISTÊNCIA, tem se destacado na realização de ações de valorização e preservação das tradições afrobrasileiras e indígenas.
Com uma atuação em Floresta e região, que já conta mais de 15 anos, o Instituto Cultural Raízes, que já havia sido reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura em março de 2019, teve no ano de 2025, seu principal projeto aprovado em Edital da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Estado de Pernambuco, com recursos do Governo Federal.
Com o nome de TAMBORES PELA VIDA, o projeto conta com o incentivo financeiro de R$ 96.250,00 (noventa e seis mil, duzentos e cinquenta reais), para a realização de oficinas de percussão e danças de Maracatu de Baque Virado, Afoxé, Coco de Roda e Samba Reggae.
Também serão realizadas cinco mostras artísticas e culturais, que envolvem as expressões da cultura regional, o fortalecimento dos grupos de cultura popular, a celebração da Consciência Negra e o reconhecimento e valorização dos Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional da região.
O público atendido pelo projeto, é formado por crianças, adolescentes, jovens e adultos residentes na comunidade do bairro DNER/São Francisco, maior bairro de periferia da cidade de Floresta.
Os recursos financeiros do incentivo cultural, garante ainda as despesas com equipe de Coordenação e oficineiros, além de material de divulgação e suporte administrativo para realização das atividades, juntamente com o registro e documentação das ações do projeto.
O período de execução do Projeto se dá de maio de 2025 a maio de 2026, tendo já sido realizadas as oficinas de Maracatu e de Afoxé, duas Mostras Culturais, uma em julho e outra em dezembro de 2025, além de várias outras ações junto à comunidade local e coletivos e entidades parceiras.
E as atividades não param, ainda nesse mês de janeiro de 2026, até maio desse mesmo ano, um conjunto de outras atividades ocorrerão.
Para Libânio Francisco, Mestre de Cultura Popular e Coordenador Geral do Ponto de Cultura: "a aprovação do projeto representa uma grande vitória para o Instituto Cultural Raízes e o reconhecimento de nossa atuação em Floresta e região e, o incentivo dos recursos da PNAB, garante que possamos realizar as atividades durante o período de um ano, potencializando ainda mais nossa presença na comunidade e no município, sendo referência na região, de trabalho, sócio-educativo e cultural".
