CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Datas Históricas do Mês de Janeiro

 


Contar  a verdadeira história do nosso povo, em especial dos povos originários, negros e indígenas (entre outros), falar dos nossos heróis e heroínas, suas lutas, suas conquistas, suas tradições, suas culturas e costumes, é uma forma de conscientizar as gerações atuais e futuras sobre a necessidade de conhecermos a nossa história, que na maioria das vezes está excluída das narrativas “oficiais” e invisibilizadas no dia-a-dia.

O Instituto Cultural Raízes, através da TV Raízes e do Blog Raízes Notícias, cumprindo com um de seus objetivos que é informar e formar a partir de dados históricos, inicia a partir desse mês de janeiro o destaque para as datas históricas de nossa gente, trata-se de DATAS DA NOSSA HISTÓRIA.

Destacamos nesta matéria, as datas históricas do mês de janeiro e vocês também poderão encontrar mais referências, em matérias especiais no nosso Blog Raízes Notícias.


1 DE JANEIRO

O primeiro de janeiro, é uma data com vários significados históricos.

É conhecido como DIA DA SOLIDARIEDADE UNIVERSAL E DA PAZ MUNDIAL

O Dia da Paz Mundial foi instituído pelo Papa Paulo VI em 1967)

A Paz Mundial ainda é um sonho. As contradições entre os povos, as guerras, a exploração e o domínio dos países ricos sobre os pobres continuam sendo as grandes barreiras para a construção da paz no mundo.

Celebrar o dia da Paz Mundial é um jeito de atualizar e fundamentar a esperança de novos tempos. E construir na prática diária a verdadeira Paz, que só será possível, se for vista como resultado de uma sociedade justa, igualitária e fraterna.

Este 1º de janeiro marca também o TRIUNFO DA REVOLUÇÃO CUBANA (ocorrido no 1º de Janeiro de 1959)

Sob a liderança de Fidel Castro, organizados no Movimento 26 de Julho, o Exército Rebelde e outras forças políticas (operários, trabalhadores rurais e estudantes) se levantaram contra a ditadura de Fulgêncio Batista, sustentado no poder pelos Estados Unidos. No dia 1º de Janeiro de 1959 tomam o poder em Cuba. Nessa Revolução participaram com destaque, Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raul Castro, Haidé Santamaria e Célia Sanches, entre outros, além da grande massa de trabalhadores explorados.

As Primeiras Medidas tomadas pelo povo no poder, foram:

1º) Reforma Agrária;

2º) Oportunidades de trabalho;

3º) Educação gratuita para todos;

4º) Assistência médica gratuita para todos;

5º) Ninguém pagará de aluguel mais de 5% do seu salário.

A Revolução Cubana deu um susto muito grande na burguesia de todo o continente americano. E até hoje, é exemplo a ser seguido pelos revolucionários de todo o mundo.

Cuba é um país livre!


Anteriormente, no 1º de Janeiro de 1804, triunfou a REVOLUÇÃO NEGRA NO HAITI

A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos ocorreu entre 1791 a 1804). Foi um período de grande conflito na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e a independência do Haiti como a primeira república por pessoas de ascendência africana.

Em meio a centenas de rebeliões ocorridas no Novo Mundo, durante os séculos de escravidão, apenas a revolta de Saint-Domingue obteve sucesso em alcançar a independência permanente.

A Revolução Haitiana é também conhecida como A Revolução Negra.

Veja aqui matéria especial sobre a Revolução do Haiti.


Já no 1º de Janeiro de 1956 ocorreu a INDEPENDÊNCIA DO SUDÃO

Sudão , oficialmente República do Sudão , é um país africano, limitado a norte pelo Egito, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sul e a oeste pela República Centro-AfricanaChade e Líbia. O Rio Nilo divide o país em duas metades: a oriental e a ocidental.[5] Sua religião predominante é o islamismo.

 Até 2011, o Sudão era o maior país da África e do Mundo árabe, quando o Sudão do Sul se separou em um país independente, após um referendo sobre a independência. O Sudão é hoje o terceiro maior país da África (após a Argélia e a República Democrática do Congo) e também o terceiro maior país do mundo árabe (depois da Argélia e Arábia Saudita).



Em 1º de Janeiro de 1960, aconteceu a INDEPENDÊNCIA DE CAMARÕES

A República de Camarões é um país localizado na África central, limitando-se com a Guiné Equatorial e com o Gabão (ao sul), Congo (a sudeste), República Centro-Africana (a leste), Chade (a nordeste), Nigéria (a oeste) e com o Golfo da Guiné (a sudoeste) A capital é a cidade de Yaoundé. 

A sua população atual é de cerca de 20 milhões, e suas línguas oficiais são o francês e o inglês. A diversidade cultural é uma das maiores do continente, pois o país possui 230 grupos étnicos. A religião mais seguida é o cristianismo, com 40% de adeptos, seguida do islamismo, com 20%, além de 40% de seguidores de cultos tradicionais africanos.

No dia 1º de Janeiro de 1994, é lançada a GUERRILHA DE CHIAPAS

Levante Zapatista ou Revolta de Chiapas foi uma rebelião iniciada em 1 de Janeiro de 1994 no estado mexicano de Chiapas. O levante, liderado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional, teve repercussão internacional, devido às suas demandas por justiça e defesa dos direitos dos povos indígenas e dos pobres do México.


2 DE JANEIRO

Em 2 de janeiro de 1711 é Fundada a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos. São Paulo/SP

A Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo, é uma das mais antigas do Brasil, tendo sido fundada em 2 de janeiro de 1711. A primeira Igreja foi construída entre 1721 e 1722, na Praça Antonio Prado. A antiga Igreja foi demolida em 1903 e reconstruída em 1906 no local atual, no Largo do Paissandu. 


6 DE JANEIRO

Em 6 de janeiro, lembramos da Cabanagem ou Guerra dos Cabanos, que  Tomaram o poder no Pará entre 1835 a 1839

A luta por uma verdadeira independência contou, no Pará, com uma grande participação popular. Depois da independência veio a decepção. As mudanças prometidas não se realizavam. O povo lutou por melhores condições de vida, menos impostos e mais liberdade. Nada disso acontecia. A saída foi a rebelião.

No dia 6 de janeiro de 1835, depois de muitas lutas no campo, os cabanos ocupam a cidade de Belém, capital do Pará. Foi a única revolução popular que chegou a governar uma província naquela época.

Foi preciso vir reforço do governo central para acabar com o governo dos cabanos. Derrotados na capital, se refugiaram nos campos e aldeias, onde resistiram até 1839. Só o incêndio, a destruição e o massacre de populações inteiras, foram capazes de abafar essa Revolução Popular.

O nome de cabano vem do fato de que índios e mestiços, pobres (principais integrantes da revolta) viviam amontoados em cabanas de barro à beira dos rios.

Confira aqui uma matéria especial sobre a Cabanagem.

Vídeo especial da TV Raízes da Cultura, sobre A Cabanagem.


6 de janeiro é Dia de Reis

Folia de Reis, Ternos de Reis, Companhia de ReisReisado ou Festa de Santos Reis (em Portugal diz-se Reisada ou Reiseiros[1]), é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação da cultura popular, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

Essas manifestações se espalharam de diversas formas por grande parte do país.

Confira aqui matéria especial sobre a Folia de Reis.


7 DE JANEIRO

O Massacre da Chácara São Bento

Era janeiro de 1973, entre os dias 7 e 8, a Ditadura Militar no Brasil, através de seus órgãos de repressão, cometem um massacre, ou chacina, numa localidade na zona rural de Paulista/PE.

O episódio criminoso ficou conhecido como O Massacre da Chácara São Bento.

Na localidade foram assassinados(as) covardemente, seis militantes revolucionários, integrantes da VPR - Vanguarda Popular Revolucionária, um dos grupos de esquerda que pegaram em armas contra a Ditadura Militar, instalada com o Golpe de 1964. 

Confira matéria especial aqui.


Dia da Liberdade de Cultos


O Dia da Liberdade de Cultos é comemorado anualmente em 7 de janeiro no Brasil.

Essa data celebra a liberdade que todos os brasileiros têm de exercer as suas crenças de modo livre e sem qualquer tipo de perseguição religiosa.

É uma data escolhida em homenagem à primeira lei criada no Brasil sobre a liberdade de cultos.

O projeto de lei de 7 de janeiro de 1890 foi feito por iniciativa do gaúcho Demétrio Ribeiro, Ministro da Agricultura naquela época.

Anos mais tarde, em 1946, com a promulgação da nova Carta Magna, o célebre escritor baiano e deputado federal por São Paulo, Jorge Amado, propôs um artigo para a Constituição que reafirmava a importância da liberdade religiosa no país.

Saiba mais aqui.


8 DE JANEIRO

Manuela León - Heroína Indígena do Equador 


Manuela León Guamán ( nasceu em Punín , 1844 - Riobamba8 de janeiro de 1872 ) foi uma mulher libertária equatoriana que participou como líder na revolta dos povos indígenas. Em 2010, foi proclamada heroína pela Assembleia Nacional da República do Equador . 

Nasceu na comunidade de San Francisco de Macshi, hoje conhecida como Cachatón San Francisco (Hatun Kacha), filha de Hermenegildo León e María Guamán, seu nascimento foi registrado em Punín, freguesia de Riobamba, em 1844.

Os ideais de Manuela León a levaram a liderar ações em defesa da igualdade de direitos para seu povo e a deter os abusos e a opressão que vieram do governo de Gabriel García Moreno e a enfrentar os comandantes do lado inimigo. 

Ela foi assassinada por suas ações em 8 de janeiro de 1872. Diz -se que quando perguntada pelo pelotão de fuzilamento se ela tinha algo a dizer, ela respondeu " Manapi ", que significa "nada" em sua língua. 

Dia Nacional da Fotografia

Dia Nacional do Fotógrafo

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro.

A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico.

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

Saiba mais aqui.

9 DE JANEIRO

Promulgada a Lei Federal Nº 10.639, que rege a obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira na rede oficial de ensino (2003). 

LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.


Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

        Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

§ 3o (VETADO)"

"Art. 79-A. (VETADO)"

"Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."

        Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

        Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque

Confira aqui, matéria especial sobre a Lei 10.639.


13 DE JANEIRO

Em 13 de janeiro de 1838, nasceu na região de Cachoeira/BA, André Rebouças, engenheiro, professor universitário e abolicionista brasileiro. 

Para saber um pouco mais sobre a biografia de André Rebouças, acesse aqui.


15 DE JANEIRO

No dia 15 de janeiro de 1929, Nasce em Atlanta no estado da Georgia, Marthin Luther King.

Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte-americano, lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. 

Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

Para saber um pouco mais sobre a biografia de Marthin Luther King, acesse aqui.


15 DE JANEIRO

Em 15/01/1928 – Ocorreu o assassinato de Rosa Luxemburgo

Rosa Luxemburgo foi uma destacada líder do movimento operário alemão. Foi dirigente do partido social-democrata, e defendia idéias revolucionárias para a Alemanha e Europa. Teve também uma grande contribuição teórica, sobre a organização dos trabalhadores, do partido, e na corrente de pensamento socialista.

Militante ativa, dirigente e líder popular. Com o fracasso da tentativa de insurreição operária na Alemanha, foi presa e, em seguida, executada pelas forças reacionárias da época.

Saiba mais acessando aqui.


20 DE JANEIRO


DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA

Guerra  dos Tamoios

20 de janeiro é o Dia Nacional da Consciência Indígena. A data faz referência à história de luta e resistência dos povos originários do Brasil pela sobrevivência, preservação de sua cultura e da identidade indígena diante do colonialismo.

O Dia Nacional da Consciência Indígena foi lançado oficialmente em todo o país em 2013, mas desde a década de 1980 já se falava da importância da data, que escolhida para marcar o dia da morte do guerreiro Aimberê, considerado uma grande liderança e força expoente da Confederação dos Tamoios, esta que foi a união dos povos originários contra os invasores de Pindorama, a colonização e a escravidão, no século XVI.

Veja matéria completa aqui.


21 DE JANEIRO

DIA NACIONAL CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

21 de janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A Lei Federal 11.635/07, que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, surgiu como uma homenagem à Iyalorixá Gildásia dos Santos – a Mãe Gilda. 

A religiosa morreu em 21 de janeiro de 2000 vítima de complicações de um infarto após ter sua foto publicada na matéria "Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes", do jornal Folha Universal. 

A casa onde ela residia foi invadida, seu esposo foi ofendido e agredido e o Terreiro depredado.

24 DE JANEIRO

Revolta dos Malês

Em 24 de janeiro de 1835 – Ocorre a Revolta dos Malês, negros muçulmanos que foram trazidos para serem escravizados no Brasil, que lutaram contra o escravismo e a imposição da religião católica.


25 DE JANEIRO

25/01/1983 – Assassinato de Marçal, índio guarani de Amambaia Bela Vista/MS

29 DE JANEIRO

Dia do Jornalista, Morre José do Patrocínio, jornalista e ativista da causa abolicionista. Rio de Janeiro/RJ (1905). 

30 DE JANEIRO

30/01/1989 – Assassinato de Ângelo de Cretã

Ângelo Cretã liderou a luta pela terra da reserva de Mangueirinha e, em 1976, transformou-se no 1º e único índio vereador do país, pelo MDB.

Cacique dos Kaingang, da aldeia de Mangueirinha, no Paraná, Ângelo Gretã foi vítima de uma emboscada.

Dia da Não Violência e da Paz - homenagem a Mahatma Gandhi

Essa data marca o assassinato de Mahatma Ghandi - Líder Político da Índia. Ocorrido em Nova Delhi em 30 de janeiro de 1948

O dia 30 de Janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi por ocorrência de seu assassinato. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos

31 DE JANEIRO


31/01/1985 – Fundação do Movimento dos Sem Terras.

31 de Janeiro de 1986, Tombamento da Serra da Barriga, berço da resistência negra, onde nasceu o Quilombo dos Palmares e viveu seu maior líder, Zumbi dos Palmares. A Serra da Barriga é localizada em União dos Palmares/AL.

 

2 comentários: